VALIDA GOLD

Dúvidas frequentes

Como faço para cadastrar o campo “Folgas”?

Como faço para cadastrar o campo “Folgas”?

1 - Acesse o Persona Gold, selecione a empresa e clique o menu “Tabelas> Horários”;

p1

2 - Localize o horário apresentado na inconsistência e insira a jornada no campo “Folgas”, pois no Persona SQL ele é um campo obrigatório.

Lembrando que o horário inserido deve ser igual a um dos horários da semana.

Por exemplo:

Um funcionário trabalha de segunda a quinta das 9h às 18h. Às sexta ele trabalha das 9h às 17h. Qual horário o funcionário deverá cumprir caso trabalhe em um dia de folga (sábado, por exemplo)?

p2

Foi apresentada uma inconsistência no campo “Folgas” em dois horários. Posso acertar apenas um?

Foi apresentada uma inconsistência no campo “Folgas” em dois horários. Posso acertar apenas um?

Não, pois cada horário tem o seu campo "Folgas" e caso ajuste apenas um, o outro permanecerá com inconsistência. É imprescindível fazer o ajuste em todos os horários apresentados no relatório.

Foi apresentada a mensagem de que falta cadastrar o vale-transporte, mas não diz a empresa. O que devo fazer?

Foi apresentada a mensagem de que falta cadastrar o vale-transporte, mas não diz a empresa. O que devo fazer?

A tarifa de vale-transporte fica no “Global” (dados comuns do sistema), ou seja, não fica vinculado a uma empresa.

Por exemplo:

Ao cadastrar a tarifa “01” na empresa “A”,  essa tarifa aparecerá nas empresas B e C.

Para cadastrar a tarifa, selecione qualquer empresa e acesse o menu “Tabelas > Tarifas de vale-transporte”.

Como faço para executar o Valida Gold?

Como faço para executar o Valida Gold?

Depois de atualizar o Persona Gold para a versão 1.41.41, acesse o menu “Extras/Ferramentas” de suporte e clique em “Valida Gold”.

media-20170810

Depois de iniciado o Valida Gold, leia as informações e siga os passos descritos para iniciar a sua validação.

Posso migrar sem solucionar as incorreções apresentadas no Valida Gold?

Posso migrar sem solucionar as incorreções apresentadas no Valida Gold?

Não, pois os ajustes são imprescindíveis para que a migração ocorra com sucesso. Caso inicie a migração sem fazer os ajustes, as incorreções voltarão a ser apresentadas e o processo não será concluído.

Demora muito para validar os cálculos no Valida Gold?

Demora muito para validar os cálculos no Valida Gold?

O processo de validação que inclui as tabelas de cálculos demanda mais tempo devido à quantidade de dados contidos nessas tabelas. O ideal é aguardar o final da validação, ou então iniciar quando for mais conveniente.

Como cadastrar um Sindicato?

Como cadastrar um Sindicato?

Conforme a imagem abaixo, acesse o menu “Cadastro/Sindicatos”. Em seguida crie o sindicato com o código informado na ocorrência.

media-20170810 (1)

Como cadastrar a tarifa de vale-transporte?

Como cadastrar a tarifa de vale-transporte?

  • Acesse o menu “Tabelas/Tarifas de Vale-transporte”. Em seguida crie a tarifa informada na ocorrência e clique em “Gravar”.

media-20170810 (1)

 

Como cadastrar o Banco e Agência no Persona Gold?

Como cadastrar o Banco e Agência no Persona Gold?

Para cadastrar o banco, clique no menu “Cadastro/Bancos” e cadastre o banco que deseja.

media-20170810

Para fazer o cadastro da agência, clique no menu “Cadastro/Agências” e cadastre a agência informada na ocorrência.

media-20170810 (2)

Como faço para vincular a divisão ao autônomo no Persona Gold?

Como faço para vincular a divisão ao autônomo no Persona Gold?

  1. Acesse o ícone conforme a imagem abaixo:media-20170810 (3)
  2. Em seguida acesse o funcionário informado na ocorrência e clique no código da divisão que deseja para adicionar o funcionário a uma divisão.
    media-20170810 (4)
Onde faço o cadastro do PIS/PASEP no Persona Gold?

Onde faço o cadastro do PIS/PASEP no Persona Gold?

Acesse o menu “Funcionários/Cadastro”.

media-20170810 (5)

Selecione o funcionário e no canto inferior esquerdo clique na aba “Documentação”.

media-20170810 (6)

Em seguida, insira a informação no campo “PIS” e clique em “Gravar”.

media-20170810 (7)

Como cadastrar o número da inscrição INSS do autônomo?

Como cadastrar o número da inscrição INSS do autônomo?

Acesse o menu Terceiros/Autônomos e selecione o funcionário indicado na ocorrência.

media-20170810 (8)

Em seguida, no canto inferior esquerdo, clique na aba “Documentação”.

media-20170810 (9)

No campo “Inscrição INSS” insira a inscrição do INSS do autônomo.

media-20170810 (10)

Como cadastrar a categoria do FGTS do autônomo?

Como cadastrar a categoria do FGTS do autônomo?

Acesse o menu “Terceiros/Autônomos”.

media-20170810 (11)

Em seguida, selecione o código do autônomo e clique em “FGTS” e selecione a categoria.

media-20170810 (12)

Como cadastrar a identificação do tomador?

Como cadastrar a identificação do tomador?

Acesse o menu “Cadastro/Tomadores de Serviço”.

media-20170810 (13)

Em seguida, selecione o tomador, clique em “Tipo Identificação”, insira o número da identificação de acordo com o tipo escolhido e clique em “Gravar”.

media-20170810 (14)

Como vincular uma Divisão ao Autônomo?

Como vincular uma Divisão ao Autônomo?

Acesse o menu “Terceiros/Autônomos”.

media-20170810 (15)

Em seguida, faça o vínculo do Autônomo com a Divisão e clique em “Gravar”.

media-20170810 (16)

Como cadastrar as Divisões?

Como cadastrar as Divisões?

Para fazer o cadastro da Divisão, clique no menu “Tabelas/Divisões”.

media-20170810 (17)

Em seguida, faça o cadastro da Divisão e clique em “Gravar”.

media-20170810 (18)

Como vincular uma Divisão ao Funcionário?

Como vincular uma Divisão ao Funcionário?

Acesse o menu “Funcionários/Cadastro”.

media-20170810 (19)

Em seguida, selecione uma divisão e clique em “Gravar”.

media-20170810 (20)

Como cadastrar um Cargo?

Como cadastrar um Cargo?

Para fazer o cadastro do Cargo, clique no menu “Tabelas/Cargos”.

media-20170810 (21)

Em seguida, faça o cadastro do Cargo e clique em “Gravar”.

media-20170810 (22)

Como vincular um Cargo ao Funcionário?

Como vincular um Cargo ao Funcionário?

Acesse o menu “Funcionários/Cadastro”.

media-20170810 (23)

Em seguida, selecione o Cargo do Funcionário e clique em “Gravar”.

media-20170810 (24)

Como vincular o Nível do Cargo ao Funcionário?

Como vincular o Nível do Cargo ao Funcionário?

Acesse o menu “Funcionários/Cadastro”.

media-20170810 (25)

Em seguida, selecione o Nível do cargo do Funcionário e clique em “Gravar”.

media-20170810 (26)

Como vincular um Horário ao Funcionário?

Como vincular um Horário ao Funcionário?

1. Acesse o menu “Funcionários/Cadastro”.

media-20170810 (27)

2. Em seguida, selecione o Horário do Funcionário e clique em “Gravar”.

media-20170810 (28)

Como vincular um Sindicato ao Cargo?

Como vincular um Sindicato ao Cargo?

Acesse o menu “Tabelas/Cargos”.

media-20170810 (29)

Em seguida, selecione o Sindicato e clique em “Gravar”.

media-20170810 (30)

Como cadastrar os Eventos?

Como cadastrar os Eventos?

Para fazer o cadastro de Eventos, clique no menu “Eventos”.

media-20170810 (31)

Em seguida, clique em “Criar”, cadastre o Evento e clique em “Gravar”.

media-20170810 (32)

Como cadastrar um tomador no Persona Gold?

Como cadastrar um tomador no Persona Gold?

Acesse o menu “Funcionários/Cadastro”.

media-20170810 (33)

Em seguida, cadastre o código do Tomador, insira as informações necessárias e clique em “Gravar”.

media-20170810 (34)

Como verificar a ocorrência de reajuste salarial?

Como verificar a ocorrência de reajuste salarial?

Acesse o menu “Funcionários/Cadastro” e localize o código do funcionário.

media-20170810 (35)

Em seguida, busque no menu “Ocorrências” a data indicada no relatório de inconsistências.

No exemplo acima, perceba que o campo “Histórico” não está de acordo com o padrão do Sistema que é: Reajuste Salarial de  R$ ###,## para R$ ###,##

media-20170810 (36)

Nesse caso, como a ocorrência de reajuste salarial não permite alterações, você deve excluir a ocorrência com o formato incorreto e criar uma nova com a mesma data, porém com o padrão correto. Em seguida clique em “Salvar a Ocorrência” e “Gravar”.

Como salvar o relatório do Valida Gold em PDF?

Como salvar o relatório do Valida Gold em PDF?

Após validar as empresas, clique em “Relatório de Incorreções”.

valida1

Em seguida, ao abrir o relatório clique em “Gravar”.

valida2

Depois informe o caminho onde deseja salvar o relatório.

valida3

Foi apresentada uma inconsistência referente à quantidade da Tarifa de VT, porém meu funcionário não tem esse benefício. Como resolver?

Foi apresentada uma inconsistência referente à quantidade da Tarifa de VT, porém meu funcionário não tem esse benefício. Como resolver?

Você deve verificar na ficha do funcionário, na aba “Vale Transporte”, o vínculo de VT pois provavelmente ele está com a quantidade 0, conforme o exemplo abaixo.

valida4

Você deverá alterar para a quantidade correta e, caso o funcionário não tenha VT, exclua este vínculo do funcionário ao vale transporte.

Nas ocorrências de código de VT não cadastrado, verifique no vínculo do funcionário ao vale transporte se o código do vale transporte está correto.

Nas ocorrências de eventos, os funcionários apresentados no relatório estão vinculados a eventos não cadastrados no sistema.

Executei o Valida Gold e apareceu a seguinte inconsistência “Falta cadastrar o cargo A”, como resolver?

Executei o Valida Gold e apareceu a seguinte inconsistência “Falta cadastrar o cargo A”, como resolver?

Esta ocorrência indica que há algum cargo cadastrado com descrição incorreta.
Por exemplo:

A descrição do cargo de Professor está cadastrado no sistema como "Professor(A)". O padrão do sistema não permite o "(A)", portanto, você deve localizar o cargo e alterar, apagando o "(A)".

Em seguida, localize também as ocorrências dos funcionários que estão descritas com o padrão incorreto (conforme imagem abaixo) e apague o "(A)" para que fique com o padrão correto.

Valida5

Mensagem “Estoque "0" não existe. Preencha o campo estoque do movimento do item “0000001” na data 01/01/2016”. Como faço para acertar?

Mensagem “Estoque "0" não existe. Preencha o campo estoque do movimento do  item “0000001” na data 01/01/2016”. Como faço para acertar?

Acesse o Scritta Gold, selecione a empresa e vá ao menu Cadastro > Manutenção dos Itens.

scritta (1)

Selecione o Item que apresentou a inconsistência e, após isso, clique em Funções > Movimentação.

Scritta2

O campo Estoque não pode estar zerado, sendo assim altere este campo.

Scritta3

 

Exibida a mensagem "Verifique a ocorrência de mudança de cargo do funcionário 001 no dia 01/01/2017, pois está sem o código do cargo". O que fazer?

Exibida a mensagem "Verifique a ocorrência de mudança de cargo do funcionário 001 no dia 01/01/2017, pois está sem o código do cargo". O que fazer?

Para acertar a inconsistência, acesse o Persona Gold, clique no menu Funcionários > Cadastro.

59dcce4c7614d

Localize o funcionário em que foi apresentada a inconsistência, em nosso exemplo utilizamos o funcionário 001.

Selecione o funcionário, clique em Ocorrências e verifique a ocorrência na data 01/01/2017.

59dccfe01e316

Como é possível observar, a ocorrência está sem o código destino já que ela deve seguir o padrão: Mudança do Cargo de X (0001) para Y(0002)

Para acertar, dê duplo clique na Ocorrência e informe o código do Cargo.

59dcd157cb0bd

 

Exibida a mensagem "Verifique a ocorrência de mudança de tomador do funcionário 001 no dia 10/10/17, pois está sem o código do tomador". O que fazer?

Exibida a mensagem "Verifique a ocorrência de mudança de tomador do funcionário 001 no dia 10/10/17, pois está sem o código do tomador". O que fazer?

Para acertar a inconsistência, acesse o Persona Gold, clique no menu Funcionários > Cadastro.

59dcce4c7614d (1)

Localize o funcionário em que foi apresentada a inconsistência, em nosso exemplo utilizamos o funcionário 001.

Selecione o funcionário, clique em Ocorrências e verifique a ocorrência na data 10/10/2017.

59dcd52c2aa6a

Como é possível observar, a ocorrência está sem o código destino do tomador já que ela deve seguir o padrão: Mudança do Tomador de X (001) para Y (002)

Para acertar, dê duplo clique na Ocorrência e informe o código do Tomador.

59dcd5aba843f

Como cadastrar um horário?

Como cadastrar um horário?

Para fazer o cadastro do horário, clique no menu “Tabelas/Horários”.

jpeg;base64954b5e642ff6bbba

Em seguida, faça o cadastro do horário desejado e clique em “Gravar”.

jpeg;base64267b8dd8731174ec

 

Como cadastrar o evento do movimento do funcionário por dentro do Valida Gold?

Como cadastrar o evento do movimento do funcionário por dentro do Valida Gold?

Para ajustar essa inconsistência por dentro do Valida Gold, faça os seguintes passos:

Selecione a empresa que você deseja validar e clique em “Validar Empresas”, em seguida clique em “Corrigir inconsistências”.

valida

Selecione a inconsistência listada e clique em “Corrigir”.

valida2

Em seguida preencha o campo “Descrição” do evento e clique em “OK”.

valida3

Observe que após realizar o cadastro do evento, o campo “Status” terá a informação de “Corrigido”.

valida4

 

Como ajustar a ocorrência de afastamento do funcionário?

Como ajustar a ocorrência de afastamento do funcionário?

Para ajustar a ocorrência de afastamento do funcionário, vá até a ocorrência e dê duplo clique. Em seguida, altere-a para o padrão correto. A ocorrência deve seguir o padrão do exemplo abaixo:

“Afastamento por Licença Médica por X Dias” em que X é a quantidade de dias que o funcionário ficou afastado.

pj3hjj6A7L8qa_veavJ1iNEKhCBlHXQMJZFXFLFIK7uQh6BRBGOx_PP7Mukro_wWLIDDiE1AFsi1xvWl760j3aOylTdL5QYbbvGBCnpS8s_xqLrOtVSMOoPl78TLAa58mAue8QX7

 

Ao fazer a correção pelo Valida Gold na funcionalidade Corrigir Inconsistências, preciso fazer também dentro do Persona Gold?

Ao fazer a correção pelo Valida Gold na funcionalidade Corrigir Inconsistências, preciso fazer também dentro do Persona Gold?

Não, pois essa nova funcionalidade vai permitir que você acerte as inconsistências dentro do Valida Gold sem precisar entrar no Persona Gold.

59e8ad94c7f0d

 

Como fazer a correção pelo Valida Gold na funcionalidade Corrigir Inconsistências?

Como fazer a correção pelo Valida Gold na funcionalidade Corrigir Inconsistências?

Selecione duas vezes a inconsistência ou clique no botão corrigir, em seguida coloque a informação que está faltando e depois clique em Ok.

59e8af3009f25

59e8af4f6e448

 

Para que serve o botão Corrigir Inconsistências dentro do Valida Gold?

Para que serve o botão Corrigir Inconsistências dentro do Valida Gold?

Serve para acertar as inconsistências que apareceram no relatório do Valida Gold sem precisar entrar no Persona.

59e8add28ff11

No Valida Gold, na coluna Última Validação, se o campo estiver em vermelho, mas com a data, ainda assim preciso validar novamente?

No Valida Gold, na coluna Última Validação, se o campo estiver em vermelho, mas com a data, ainda assim preciso validar novamente?

Sim, se a migração não for feita em até 3 dias a data de validação aparecerá em vermelho e você deverá fazer uma nova validação.

5a12ba6d20f3e

Preciso clicar no botão validar empresas todas as vezes em que eu acertar as inconsistências dentro do Persona Gold?

Preciso clicar no botão validar empresas todas as vezes em que eu acertar as inconsistências dentro do Persona Gold?

Sim. Quando você clica em validar empresas, o Valida Gold faz uma nova varredura sobre tudo o que foi feito, eliminando as inconsistências que foram corrigidas.

5a12b9600c3e4

Quando atualizar o SQL no servidor, preciso atualizar os atalhos nas estações também?

Quando atualizar o SQL no servidor, preciso atualizar os atalhos nas estações também?

Não, pois os atalhos dos sistemas SQL são atualizados automaticamente quando o servidor é atualizado.

Vou utilizar o sistema SQL na nuvem, como farei a migração?

Vou utilizar o sistema SQL na nuvem, como farei a migração?

Devido à necessidade de informações cadastrais e específicas, a migração deve ser feita em seu próprio servidor para facilitar os ajustes e validação dos dados, caso sejam necessários. Você deve seguir todos os passos descritos no Portal e, após concluída com sucesso a migração, por meio do módulo NsjAdmin, você fará um backup do banco já migrado e encaminhará para a equipe Nasajon para que o banco seja habilitado para acesso em nuvem.

Foi exibida a mensagem “Verifique a Ocorrência de Mudança de Divisão do Estagiário X na data XX, pois o Código da Divisão [..]”. Como faço para corrigir?

Foi exibida a mensagem “Verifique a Ocorrência de Mudança de Divisão do Estagiário X na data XX, pois o Código da Divisão [..]”. Como faço para corrigir?

Para acertar a inconsistência, acesse o Persona Gold e clique no Menu “Terceiros /Estagiários”.

image1

Localize o estagiário em que foi apresentada a inconsistência. Selecione o seu cadastro, clique em Ocorrências e verifique a ocorrência na data informada, em nosso exemplo utilizamos a data 01/10/2015.

image2

Para acertar, dê duplo clique na ocorrência e digite no complemento a ocorrência seguindo o padrão necessário “Mudança da Divisão X para X”. (Conforme a imagem abaixo):

image3

Após as modificações, clique em “Gravar”.

 

Foi exibida a mensagem "Verifique a ocorrência de mudança de horário do funcionário 003 no dia 01/01/2018, pois está sem o código do cargo". O que fazer?

Foi exibida a mensagem "Verifique a ocorrência de mudança de horário do funcionário 003 no dia 01/01/2018, pois está sem o código do cargo". O que fazer?

Para acertar a inconsistência, acesse o Persona Gold, clique no menu Funcionários > Cadastro.

59dcce4c7614d (2)

Localize o funcionário em que foi apresentada a inconsistência, em nosso exemplo utilizamos o funcionário 003.

Selecione o funcionário, clique em Ocorrências e verifique a ocorrência na data 01/01/2018.

artigo01

Como é possível observar, a ocorrência está sem o código destino, já que ela deve seguir o padrão: Mudança do Horário de (0001) para (0002).

Para acertar, dê duplo clique na ocorrência e informe o código do horário.

artigo03

 

Versão em PDF

Se você deseja tirar dúvidas sobre outros assuntos ou prefere fazer sua busca por palavra-chave, entre no Atendimento Web e consulte a Base de Conhecimento.

Acesse o Atendimento Web